8 MOTIVOS PARA COMEÇAR A ANDAR DE BICICLETA! | GS one | Roupas Ecológicas

8 MOTIVOS PARA COMEÇAR A ANDAR DE BICICLETA!

11/06/2019

           


             

            Já faz tempo que as bicicletas deixaram de ser apenas um meio de lazer e esporte e passaram a figurar entre os meios de transporte público. Com o aumento do investimento e consequentemente, do número de ciclovias ao redor do Brasil, a bicicleta passou a ser o principal meio de transporte para muitas pessoas. Mas você conhece os motivos que tornam a bicicleta uma incrível opção? Então vamos te contar!


1- Menos gastos!

A bicicleta pode ser considerada um dos meios de transporte mais baratos de que se tem notícia. Em comparação com os carros, que são bem mais comuns, elas saem na frente pelo baixo custo de aquisição e de manutenção. Levanto em conta os recentes aumentos no preço da gasolina, IPVA e checkouts dos carros as bicicletas acabam sendo muito mais vantajosas se considerado pequenos trajetos, que poderiam ser feitos facilmente de bicicleta.

 

2- Melhora a mobilidade urbana

Se na sua cidade você costuma enfrentar filas de carros por períodos consideráveis, seus problemas acabaram! Enquanto houver o congestionamento, o trânsito fica parado. Mas quem está de bicicleta pode continuar circulando livremente, pois não ocupa muito espaço e ainda irá reduzir seu tempo de deslocamento, que aumentaria se você estivesse parado no trânsito. Isso sem falar dos gastos que são gerados pelo desgaste do asfalto com o uso de carros, dinheiro que pode ser investido na criação e manutenção de ciclovias pela cidade, facilitando a locomoção diária de quem usa bicicleta.

 

3- Faz bem para o corpo

O uso de bicicleta também trás benefícios para sua saúde. Não é de hoje que sabemos que o sedentarismo mata e que é necessário a pratica de uma atividade física alguns dias da semana para ter uma vida saudável. Menos visitas ao médico, vão te economizar tempo e dinheiro. Isso sem falar nos benefícios reais que o uso regular de bicicleta trás a saúde. Praticando a atividade de maneira ajustada a idade e condicionamento físico a prática trás melhoras significativas na circulação sanguínea, correção de postura, musculatura e articulações. Com o aumento do tempo de pedaladas os benefícios passam a figurar também as funções cardíacas e perda de peso. E ainda nem mencionei que a pratica reforça seu sistema imunológico e capacidade respiratória!

 

4- Desestressa!

Com a melhor oxigenação do cérebro e liberação de endorfinas, que proporcionam sensação de bem-estar e felicidade! A qualidade de vida aumenta com um sono mais saudável e desintoxicação do organismo. Assim, você consegue diminuir sintomas de ansiedade e diminuir a propensão a depressão, consideradas os males do nosso tempo, doenças psicológicas tem afetado um número cada vez maior de pessoas. Então a prática de atividades que proporcione bem-estar e maior qualidade de vida é essencial.

 

5-  Sobra mais dinheiro para investir no que importa

Os montantes gastos hoje na saúde pública para atender problemas relacionados ao sedentarismo e obesidade são muito significantes. É um problema real de saúde pública ao qual todos os grandes governos estão atentos, agindo para reverter a situação que está se estabelecendo com o aumento de doenças ligadas a obesidade e sedentarismo. 110 BI de reais do nosso PIB são destinados a conter esse problema. Então se pensarmos em longo prazo, o uso da bicicleta também geraria uma diminuição nos atuais gastos que o governo tem com saúde pública em se tratando de obesidade, sedentarismo, isso sem falar de prevenção de doenças psicológicas. E esse dinheiro que sobra poderia ser investido no que importa, como por exemplo no caso do Brasil em Educação e Segurança Pública.

 

6- Poder apreciar a paisagem

Na correria louca do nosso dia a dia, nem sempre é possível apreciar a natureza, sentir o vento no rosto ou ser agraciado com a simples apreciação do que nos rodeia. Vivemos numa rotina que nos condiciona a ver sempre as mesmas coisas e fazer sempre os mesmos caminhos, vivendo no automático. Utilizando a bicicleta nos seus percursos diários, você presta atenção no que está ao seu redor e fica atento aos sons e aos sinais, ou seja, atento no hoje. No que te cerca. A vivência de fazer um percurso de bicicleta já vale a tentativa. Claro, temos os dias de chuva também. Mas nada que uma capa bem resistente não resolva! Apreciar o que te cerca vale a pena.

 

7- Dá pra levar as crianças

Conforme melhora a estrutura urbana das ciclovias elas vão ficando cada vez mais seguras, proporcionando uma experiência cada vez melhor para quem quer andar de bicicleta em companhia! Para quem quer levar crianças pequenas por exemplo, há cadeirinhas exclusivas para encaixar e levar sua pequena companhia na garupa para a escola ou mesmo pra passear! Precisa ir no mercado? Sem problemas, também dá pra colocar uma cestinha na sua bike! É só alegria!

 

8- O meio ambiente agradece

E quando falamos de meio ambiente, mas uma vez as bicicletas saem na frente se comparadas a outros meios de transportes particulares urbanos, como motos e carros. Muito comum vermos carros com apenas uma pessoa circulando. Em se tratando de mobilidade urbana, isso é quase inviável nos dias de hoje. Gera lentidão e não é nada prático, quando levamos em conta fatores como a poluição sonora e do ar. Hoje, tanto a mobilidade urbana, quanto a qualidade do ar e a quantidade de poluição sonora das grandes cidades precisam ser tratados com atenção. Levando em conta todos esses fatores, ter uma bicicleta passa a ser não só um meio de locomoção que produz pouco som e ocupa pouco espaço, mas que contribui para o meio ambiente por não adicionar no ar gases poluentes, como o CO², um dos protagonistas quando o assunto é efeito estufa.

Depois esses motivos, você ainda não está convencido(a)? Então te convido a ler um estudo feito em São Paulo sobre o impacto social do uso de bicicleta, que deixarei linkado nas fontes. Vale a pena a leitura!

 

Fontes


https://www.mobilize.org.br/midias/pesquisas/impacto-social-do-uso-da-bicicleta-em-sao-paulo.pdf

https://www.ciadopedal.com.br/blog/os-beneficios-de-andar-de-bicicleta/

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/beneficios-de-andar-de-bicicleta/

https://www.mobilize.org.br/noticias/10980/bicicleta-e-mais-sustentavel-melhor-para-o-bolso-e-a-saude-diz-estudo.html

PDF Download https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A25C416D61015C4637D4034A4E

Voltar