TENHA UM ARMÁRIO CÁPSULA: SUSTENTÁVEL E FUNCIONAL | GS one | Roupas Ecológicas

TENHA UM ARMÁRIO CÁPSULA: SUSTENTÁVEL E FUNCIONAL

09/04/2019

            



            A forma como geralmente lidamos com as nossas relações de consumo ainda são pouco atreladas a ideiais de sustentabilidade. Cada vez mais, devemos encontrar soluções e maneiras mais ecológicas de adaptar nossas vidas para cada vez mais nossas compras façam sentido para o nosso estilo de vida, o meio ambiente e também para o bolso. Dentro disso, uma das alternativas que podemos aplicar na nossa vida em especial ao consumo de roupas é a de armário cápsula.

            O armário cápsula é basicamente uma maneira minimalista, eficiente e simples de manter um guarda-roupa com peças que serão realmente utilizadas, que sejam práticas e funcionem dentro de diversos looks, sem perder a personalidade. Trabalhando dentro dessa premissa o guarda-roupa passa a ter um número reduzido de peças realmente necessárias e isso acaba facilitando a escolha de um look e reduzindo custos na compra de peças, já que haverá um número previamente determinado de roupas. Depois, as peças não usadas podem ser doadas para instituições de caridade, vendidas na internet ou e brechós e essa atitude se torna sustentável de muitos pontos de vista, mas principalmente levando em conta de que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, qualquer iniciativa mais sustentável que a da simplesmente comprar por comprar é bem-vinda.

           

Como começar?


  • É mais simples do que parece! Comece determinando um número limitado de peças lembrando sempre que, diferente dos armários cápsula gringos onde se tem um número de cerca de 30-35 peças por causa das estações do ano bem demarcadas por temperaturas, nós temos temperaturas mais estáveis e com isso um número ideal seria entre 40-50 peças (nessa conta não entra roupas íntimas, de banho e nem de festa) divididas apenas em épocas de temperaturas quentes e frias e não em 4 estações;

  •  Leve em consideração o seu estilo de vida e necessidades. Escolha peças que façam sentido para o seu dia a dia que vistam respeitando seu corpo e sejam versáteis criando o maior número de combinações possíveis entre elas;

  • Antes de comprar alguma peça para acrescentar no seu armário cápsula, considere o fator atemporalidade. Essa peça é apenas uma tendência passageira ou eu posso usar ela por um bom tempo? Peças atemporais são sempre melhores usadas e esse pensamento também reduz o consumo de roupas e de fast fashion e como plus, você ainda pode usar seu rico dinheirinho para outras finalidades.

  •  Distribua de forma proporcional o número de peças dentro do seu armário-cápsula, podem ser mais peças de cima do que de baixo, também reservando espaço para peças que são usadas devido a necessidade de certas temperaturas.

  • Selecione suas peças também usando como base os modelos de roupas que você mais usa e a qualidade dessas peças.

  • Guarde o que pode ser realmente usado quando houver troca de temperatura e mantenha tudo sempre organizado, para facilitar na hora de achar. O que não usou dentro de um período considerável e não faz questão, lave, doe, leva a um posto da Campanha do Agasalho, venda em brechós ou online. São sempre ótimas alternativas!


            Caso se interesse por mais informações, no Canal Menos 1 Lixo tem a websérie “Desafio Armário Cápsula” da Fe Cortez, onde ela mostra o processo no qual ela converte o próprio guarda-roupa dela em um armário cápsula e tem muitos exemplos úteis, vale a pena assistir.

Voltar