SUSTENTABILIDADE NO TURISMO | GS one | Roupas Ecológicas

SUSTENTABILIDADE NO TURISMO

05/06/2019



            Quando planejamos as nossas viagens pra algum ponto turístico badalado em meio a paisagens naturais incríveis, poucas vezes levamos consideração se aquele local está preparado para nos receber. A verdade é que nossa presença afeta a natureza e precisamos pensar em minimizar o impacto negativo que podemos causar com a nossa visita a lugares cuja natureza precisa ser preservada. Com isso, o conceito de Turismo Sustentável surge buscando unir em equilíbrio o lazer e a sustentabilidade.

            O impacto que o turismo gera vai muito além de saldos positivos para as regiões que possuem pontos turísticos em meio a natureza. O turismo praticado onde contém áreas de preservação ambiental precisa ser tratado com a atenção especial que merece. Na alta temporada, com a chegada dos turistas o número de visitantes costuma até ultrapassar o número de moradores locais. Com isso surgem diversos desafios. Como por exemplo, a manutenção da estrutura local para abrigar os visitantes na temporada, considerando que a população aumenta mais os recursos permanecem os mesmos, é necessário haver uma coesa distribuição dos recursos para manter a qualidade de vida quando o assunto são serviços básicos como o saneamento básico e fornecimento de água. Outros pontos como a degradação do meio ambiente, especulação imobiliária e extinção da cultura local também precisam ser levados em consideração.

            Logo, o Turismo sustentável vem para agregar equilíbrio entre o turismo e a preservação do meio ambiente e cultura locais, considerando os três pilares da Sustentabilidade: Social, Ambiental e Econômico. E para que tudo isso aconteça é necessário que toda a comunidade, autoridades, instituições e turistas que visitam esses locais estejam engajados para posteriormente serem desenvolvidos estudos sobre a capacidade de suporte ao turismo desses locais, melhorias de infraestrutura, monitoramento e avaliação periódicos do meio ambiente local e criação de materiais que instruam melhor aos turistas, moradores e empreendedores locais. Com isso, o turista fica satisfeito, as comunidades se desenvolvem sem abrir mão de sua cultura e tem suas oportunidades ampliadas e o meio ambiente e recursos naturais ficam preservados, garantindo a todos uma relação harmoniosa e sadia.

            Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é apontado como o primeiro do ranking em belezas naturais, entre 140 países. Então, temos muito o que aprender e para preservar no nosso país, quando o assunto é turismo! Vale ressaltar que é sempre importante nós enquanto turistas, buscarmos o máximo de informações possíveis sobre normas e regulamentos dos locais onde formos visitar sempre as cumprindo, levar itens básicos de primeiros socorros, cuidar do lixo que produzimos levando ele até o ponto de coleta mais próximo e se mantendo dentro das áreas delimitadas para visitação e trilhas, evitando acidentes. Assim, você garante a melhor experiência possível e desfruta da natureza sem agredir o meio ambiente.

 

Fontes


http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2014/04/bonito-sera-sede-de-conferencia-mundial-de-ecoturismo

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7478-turismo-sustent%C3%A1vel-desenvolvimento-econ%C3%B4mico-e-social-com-respeito-a-natureza-e-a-diversidade-cultural.html

https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28936-o-que-e-ecoturismo/

 

Voltar